A conceituada revista PC Magazine, em sua edição de Setembro de 2016,  divulgou seu teste anual dos melhos softwares anti-vírus  do mercado. Abaixo divulgamos o resultado. Conforme o estudo realizado, há diversos softwares que não são comumente conhecidos do mercado brasileiro. Mas em tempos de globalização basicamente todos podem ser obtidos via DOWNLOAD. Devemos notar que o Kaspersky continua sendo uma ótima opção, sendo um dos melhores custos x benefícios da atualidade. Norton, Bitdefender e McAfee também se mostram boas opções, na realidade, embora cada um tenha uma observação que diminui um pouco seu custo benefício.  Mas é sempre bom lembrar que qualquer AntiVírus, atualizado, é sempre melhor do que nenhum. É um investimento obrigatório nos dias atuais. Se possui pacotes mais amplos como Internet Security ou outros pacotes contendo suplementos, ainda melhor. Tudo é questão do quanto pode, efetivamente, investir. Mas é um invetimento que, nos dias atuais, não podemos ficar sem fazer . 

GERENCIADORES DE SENHAS - PASSWORD MANAGERS

 

Assim como Anti-Vírus (e suas variações, acima), há outras ferramentas que você deveria considerar. Uma delas, que cada dia se mostra mais necessária, é uma ferramenta de gerenciamento de  Senhas (Passwords).  Cada dia mais sites, mais apps, mais contas necessitam que haja mais senhas para que o usuário se preocupe. Muitas pessoas acabam criando uma senha, sendo utilizada em todos os lugares que precisaM de uma certa segurança. O ponto óbvio é que, se alguém descobre a senha, todas as informações da pessoa ficam a descoberto, sujeitas a fraudes, desvio em contas, desvio em informações, o que pode dar uma enorme dor de cabeça. Felizmente, porém existem os Gerenciadores de Senhas (Password Managers). Você cadastra uma senha mestre e, neste software, vai acumulando suas senhas para não esquecer.  Via de regra  estes Gerenciadores de Senhas contam com boa ou ótima criptografia, o que garante sua segurança. Alguns se propõe mesmo a preencher as informações para você. Outros ainda ajudam você a criar senhas. E há muitas opções, algumas pagas e outras gratuitas.  Eu mesmo tenho um gerenciador em meu telefone. Sempre que crio uma nova senha, atualizo este meu banco de dados sigiloso. Com direito a exportação na nuvem, o que me garante acesso às informações, mesmo se perder meu telefone ou adquirir outro. Tudo criptografado. Considere seriamente esta opção. Abaixo fornecemos tabelas baseadas em Outubro de 2016, que pode facilitar sua pesquisa. 

 

                                                                                                                           GERENCIADORES DE SENHAS -  PAGOS

                                                                                                        GERENCIADORES DE SENHAS - GRATUITOS

HOSPEDAGEM DE SITES

 

Pode parecer básico, mas cuidado com o local onde hospeda seus sites, sobretudo se for para uso profissional.  Muitas vezes o barato pode sair caro. Muito caro. E por motivos que você nem pode começar a imaginar. Vou citar aqui um caso ocorrido alguns anos atrás e que afetou muitos profissionais de TI. Havia uma empresa recém-lançada, com ótimos preços de hospedagem e recursos. Muitos clientes, tomando ciência desta empresa, solicitaram que fossem efetuadas migrações para este novo serviço, mesmo embora orientássemos de forma negativa. Repentinamente o serviço ficou fora do ar, poucos meses depois. As pessoas - e nós mesmos - tentamos contato com a empresa e nunca conseguimos. Mesmo assim as faturas foram pagas, pelo período acordado. Como não houve contato as hospedagens foram endereçadas a empresas mais conceituadas e confiáveis, embora mais caras. O problema parecia sanado. 2 ou 3 anos depois as pessoas receberam auto de processo através de uma empresa de cobrança. A empresa, aquela que havia parado seus serviços, que não havia como contatar, foi à bancarrota e, no final, processou através de Goiânia, todos os antigos clientes, alegando que havia quebrado devido à falta de pagamentos. Praticamente 70% acabaram entrando em acordo. Primeiro, pelo valor que não justificaria a contratação de um advogado e, segundo, pela perda de tempo que isto causaria. Foi abuso da empresa e abuso de entendimento do poder de Goiânia, tendo acatado uma situação claramente incorreta. E só aqui temos 3 pontos : ficar sem a hospedagem (ou serviços fundamentais de um momento a outro), o trabalho e custo de realocação, o custo posterior de um processo indevido. Ficam aqui as dicas : tenha sempre o comprovante de tudo que pagou. Hospede em local sério e seguro. Em casos de cancelamentos tenha, ao menos, os emails ou protocolos do cancelamento, devidamente guardados e de fácil acesso para uma consulta futura. Veja bem o custo x benefício. Vale mais a pena pagar um pouco mais e ter um serviço confiável e de qualidade do que um serviço mais barato e que pode ser um porto não seguro. Fica o aviso.